O QUE É O HALVING DO BITCOIN?

Home » Bitcoin » Halving » O QUE É O HALVING DO BITCOIN?

Olá, Rapazes e Moças!

Hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o halving do Bitcoin.

  • Como os halvings afetaram o preço e o que acontecerá em 2148 quando o último bitcoin for minerado?
  • Você aprenderá por que o halving foi necessário em primeiro lugar e como ele funciona.

Na verdade, “halving” significa uma redução de recompensas para mineradores (em 2 vezes).

Bitcoin Halving

Para um conhecimento mais detalhado desse termo, devemos primeiro descobrir quem são os mineradores , como exatamente eles extraem Bitcoin e por que o sistema de emissão de moedas funciona dessa maneira.

O criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto (ou quem quer que esteja se escondendo por trás desse pseudônimo) logo no início do processo de criação se deparou com uma dúvida sobre a emissão e distribuição de moedas.

Ele precisava entender quem, como e em que volumes receberia novos Bitcoins, e o problema era que as opções tradicionais (com a participação de partes controladoras) eram inaceitáveis devido à própria filosofia subjacente ao protocolo “Bitcoin blockchain” .

A solução foi um mecanismo que hoje é chamado de “mineração”.

Bitcoin Halving

Falamos sobre isso com mais detalhes em nossos outros artigos, mas resumindo, é assim:

Em sistemas financeiros tradicionais (como Mastercard, por exemplo), o processamento de pagamentos é realizado centralmente – usando poderosos servidores da empresa.

Para o Bitcoin, isso é inaceitável, claro, mas as transações devem ser realizadas de uma forma ou de outra, sua validade deve ser confirmada para garantir que ninguém invada o sistema.

Bitcoin Halving

Tudo isso é feito pelos mineradores – os participantes do sistema, que, por meio de seus equipamentos, coletam as transações em blocos e depois adicionam esses blocos ao blockchain, garantindo a confiabilidade, descentralização e segurança da rede Bitcoin.

Por realizar todas essas operações e garantir o fluxo de trabalho estável da rede blockchain, os mineradores recebem sua recompensa.

Para adicionar cada novo bloco ao blockchain, eles têm direito a uma certa quantidade de Bitcoins.

Assim, a operação estável do sistema é realizada. Um processo de produção simplificado garante uma produção estável e a liberação de novas moedas que vão para as mineradoras.

Portanto, os novos Bitcoins são uma recompensa para os mineradores que mineram blocos na blockchain do Bitcoin.

Bitcoin Halving

Além disso, os mineradores também recebem comissões pelas transações, que não dependem do valor, mas do peso da transação.

São essas comissões, conforme concebidas por Satoshi, que permitirão aos mineradores continuar a apoiar a rede mesmo quando todos os Bitcoins forem minerados.

Como assim, você pode perguntar?

Bem… No início da existência do Bitcoin, essa recompensa era igual a 50 moedas por bloco.

Mas Nakamoto criou uma certa regra segundo a qual, a cada 210.000 blocos (ou aproximadamente a cada 4 anos), a recompensa será reduzida pela metade.

Conseqüentemente – “HALVING“.

Bitcoin Halving Chart

Cronologia das primeiras metades

O primeiro halving ocorreu em 28 de novembro de 2012, quando o bloco número 209.999 concedeu ao minerador uma recompensa de 50 moedas, e o próximo bloco número 210.000 recompensou o minerador com 25 moedas.

O segundo halving ocorreu em 9 de julho de 2016, quando a recompensa foi reduzida para 12,5 bitcoins por bloco.

Essa redução continuará regularmente até 2140, quando se estima que o último Satoshi será minerado e nenhuma outra moeda será produzida.

Bitcoin Halving Chart

Mas por que não definir a recompensa em um determinado nível?

Por que complicar a política monetária?

A resposta a essas perguntas é a lei da oferta e demanda (e a relação entre estoque e fluxo).

Se as moedas forem criadas em quantidades ilimitadas, seu valor diminuirá naturalmente, já que a escassez é uma propriedade fundamental do dinheiro vivo.


O principal motivo do halving é controlar a inflação

Esta é a principal diferença entre a política monetária do Bitcoin e a política monetária das moedas fiduciárias.

O fato é que a emissão de moedas fiduciárias é controlada pelos bancos centrais e, portanto, é imprevisível.

Como resultado, o valor de cada unidade monetária (também chamada de “poder de compra”) cai.

O Bitcoin, por outro lado, foi projetado para imitar uma mercadoria rara, como metais preciosos (por exemplo, ouro) e, como resultado, sua raridade superou a do ouro – a proporção do estoque de Bitcoin para seu fluxo excedeu a do ouro.

Este gráfico mostra como o halving do Bitcoin afeta o preço

A ideia é que, com a produção de cada unidade subsequente de bens, a complexidade da produção da próxima unidade cresça condicionalmente, aumentando assim a raridade das unidades em circulação.

É devido à crescente complexidade da mineração e, como resultado, oferta limitada – o ouro manteve seu valor como reserva de valor por mais de cinco mil anos.

A ideia por trás do Bitcoin é alcançar resultados consistentes.


A pergunta mais frequente relacionada ao halving é “como esse evento afetará o valor das minhas moedas?”

É difícil responder a essa pergunta com certeza, devido à imprevisibilidade e supervolatilidade do mercado de criptomoedas, mas se você observar a dinâmica do crescimento do Bitcoin globalmente, fica claro que depois de um certo tempo após o halving, o o preço do ativo atinge seu pico… após o qual começa uma tendência de baixa.

Então o Bitcoin atinge uma marca de preço mais baixa (é importante observar que eles sempre permanecem acima dos anteriores) e então… tudo se repete novamente.

Embora os eventos anteriores possam ajudá-lo a entender o que pode acontecer, você não pode confiar inteiramente na história.


Desde as últimas reduções, temos testemunhado muitos eventos.

Aumento da influência da mídia, FUDs, ICO mania (que foi substituída pela popularidade de Launchpads e Launchpools), um aumento incrível no preço do Bitcoin (até um “alto histórico” em abril de 2021), o lançamento de futuros negociação na Binance, acesso à negociação para investidores institucionais, ascensão de setores descentralizados e plataformas de “criação de moedas”, mania de moedas de merda, ações tokenizadas – tudo isso teve um impacto no Bitcoin.

2021 testemunhou a ascensão do setor DeFi
no mercado de criptomoedas

Já estamos lidando com um tipo de ativo completamente diferente, ou melhor, com um ativo que tem novas propriedades e é percebido de forma diferente pela sociedade.


Veredito

O ponto principal aqui é que o Bitcoin foi projetado para ser valioso.

No total, 21 milhões de BTC serão produzidos e, a cada halving, seu valor como commodity monetária se fortalecerá e crescerá.

A inflação do sistema monetário do Bitcoin é controlada pela desaceleração de sua produção por meio do halving.

Essa é toda a essência de reduzir pela metade em poucas palavras.

Name Price
Bitcoin (BTC)
R$355,766.73